As grindhouses, como eram chamados os cinemas americanos toscos que passavam filmes de baixo orçamento, foram a inspiração da Capcom para montar o estande de "Bionic Commando", com direito a "sessão dupla" com "Dead Rising: Chop Till You Drop", para Wii, e um cartaz típico desse tipo de cinema.
A demonstração disponível na Tokyo Game Show traz um tutorial e uma das fases iniciais. Como no clássico para NES, a maior característica do protagonista Nathan Spencer é seu braço mecânico, que serve como arma e meio para se locomover. Nesta seqüência direta do clássico para NES, a visão é em terceira pessoa, com a câmera posicionada nas costas do protagonista.
Uma das principais utilidades do braço mecânico é a de enganchar em objetos do cenário e fazer Spencer atingir lugares que não seria possível de outra forma. A inspiração parece vir de games da franquia do Homem-Aranha. Assim, o protagonista de "Bionic Commando" consegue praticamente voar, usando os pontos de apoio que estiver à sua frente. No entanto, é preciso uma técnica mais apurada aqui, pois há menos lugares para fixar os ganchos - esses locais ficam marcados com um cursor, que fica verde quando estiver dentro do alcance do braço mecânico.
A curva de aprendizado é um pouco alta, pelo fato de o controle referente aos ganchos serem mais complicados. Além disso, o tempo para fazer essas operações é mais rígido. É preciso prestar atenção às indicações do cursor para não perder a oportunidade de enganchar no próximo obstáculo. No entanto, quando as técnicas forem dominadas, o personagem ganha uma mobilidade incrível.
Como dito, o braço mecânico também serve como arma. Pode ser usado, por exemplo, para pegar um carro, levantar e fazer uma cortada de vôlei, transformando o veículo num projétil poderoso. Os inimigos também podem ser atraídos com o gancho e, uma vez capturados, podem ter o mesmo destino - ou eliminados ali mesmo.
"Bionic Commando" também assume feições de game de tiro em terceira pessoa, mas, ao menos na demonstração da Tokyo Gamw Show, a munição era escassa, obrigado o jogador a utilizar o gancho e os golpes corpo a corpo. No vídeo mostrado no estande, o game dá sinais que terá vários tipos de armas de fogo. Enfim, "Bionic Commando" parece caminhar para um game de diversão honesta, que equilibra ação acrobática através de ganchos e tiro em terceira pessoa.